[Textos difíceis]Gálatas 5:4 - Da graça têm caído,vós por querer se justificar pela lei.

O texto em questão utilizado para dizer que não devemos guardar os mandamentos morais de Deus (Êxodo 20) diz o seguinte:


Gálatas 5:4: Separados estais de Cristo, vós os que vosjustificais pela lei; da graça tendes caído.

Ora, não cremos que somos justificados por guardar os mandamentos. A biblia é clara em afirmar que somos justificados por fé.

Mas o mesmo Paulo que escreveu Gálatas 5:4 também escreveu 1 Timóteo 1:8, Romanos 2:13 e 3:31  

1 Timóteo 1:8 - 
Sabemos, porém, que a lei é boa, se alguém dela usa legitimamente

Romanos 2:13 - Porque os que ouvem a lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei hão de ser justificados.

Romanos 3:31 - 
Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a lei
Essa aparente contradição se resolve ao lermos os Gálatas 5:2 e 6 1 Coríntios 7:19:

Gálatas 5:2 - Eis que eu, Paulo, vos digo que, se vos deixardes circuncidar, Cristo de nada vos aproveitará. 

Gálatas 5:6 - Porque em Jesus Cristo nem a circuncisão nem a incircuncisão tem valor algum; mas sim a fé que opera pelo amor.


1 Coríntios 7:19 - A circuncisão é nada e a incircuncisão nada é, mas, sim, a observância dos mandamentos de Deus
O assunto em questão era a circuncisão, que era um preceito da lei cerimonial, escrita em um livro, por Moises (Gálatas 3:10/Deuteronomio 31:24) e não os mandamentos morais de Deus.


Os Judeus recém convertidos constantimente procuravam convencer os cristãos gentios a se circuncidarem, e esse era o principal problema da igreja de gálatas.


A lei moral de Deus, composta por 10 mandamentos não possui mandamento a cerca de circuncisão, e não foi escrita em um livro, foi escrita em tábuas de pedra pelo próprio dedo de Deus. (Deuteronômio 5:22; 10:3-4/Êxodo 31:18)
Essa confusão infelizmente reside na cabeça de muitas pessoas que não compreendem a diferença entre a lei moral e a lei cerimonial. Mas uma simples analise feita a com auxílio da tabela abaixo mostra as claras diferenças entre as leis:



Portanto, entender as diferenças entre as leis é fundamental para entender o livro de Gálatas e o devido papel da Lei de Deus. Para que possamos colocar cada coisa no seu devido lugar.
Eclesiastes 12:13 - De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem.


Tiago 2:12 - Assim falai, e assim procedei, como devendo ser julgados pela lei da liberdade

Autor:
Adriel Lima


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livros de Ellen White em PDF - Download

Colossenses 2:13-14 - Explicação