Explicação de Efésios 2:14 e 15. Jesus "aboliu, na Sua carne, a lei dos mandamentos"?

     "Numa descrição apaixonada sobre a forma como Cristo desfez as barreiras que impediam os pagãos de ser povo de Deus, Paulo afirma que Cristo desfez "a parede da separação que estava no meio, a inimizade; aboliu, na Sua carne, a lei dos mandamentos na forma de ordenanças, para que dos dois criasse, em si mesmo, um novo homem, fazendo a paz". Não mais deveriam os pagãos permanecerem "alienados" e sem promessas ou esperança (v.12). Por Sua morte, Cristo fez de judeus e gentios uma só igreja cristã. Para conseguir isso, aboliu "a lei dos mandamentos na forma de ordenanças" (gr. "a lei dos mandamentos que consistiam em decretos" [v.15]).
     Em Atos, lemos das dificuldades para judeus e gentios em se tornar um só povo. Somente sob a ordem de uma visão de Deus é que Pedro se dispôs a levar o evangelho ao gentio Cornélio (At 10:9-10). A questão mais debatida pelo Concílio de Jerusalém foi se os gentios não deveriam se converter ao judaísmo antes de serem aceitos na comunidade cristã (At 15:1-29). Alguns crentes chegaram ao ponto de exigir: "É necessário circuncidá-los e determinar-lhes que obedeçam a lei de Moisés" (v.5). Depois de muita discussão, os líderes da igreja, sob a direção do Espírito Santo, concordaram em que a circuncisão não era necessária. Aos cristãos gentios cabia apenas se abster de comida sacrificada aos ídolos, do sangue e do sexo ilícito (v.29). Por não exigirem dos gentios que seguissem as cerimônias judaicas, os líderes estavam, de fato, abrindo a porta para os gentios. Não teriam estendido sua comunhão aos que não praticavam os ritos culturais, se Cristo não tivesse apresentado um caminho novo e melhor, anulando assim a necessidade de rituais e cerimônias tais como a circuncisão, os banhos rituais e os sacrifícios. "

Tratado de Teologia ASD págs. 530 e 531.

Outra prova inquestionável de que Paulo não estava referindo-se a Lei de Deus é que mais a frente, no capítulo 6 e nos versos 1,2 e 3, Paulo recomenda: "Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo."Honra teu pai e tua mãe", este é o primeiro mandamento com promessa:

"para que tudo te corra bem e tenhas longa vida sobre a terra"". Efésios 6:1-3. Paulo recomenda nesses verso que o 5º mandamento da Lei de Deus seja obedecida.
     
    

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livros de Ellen White em PDF - Download

Colossenses 2:13-14 - Explicação