Sinais da Volta de Cristo - Estudo bíblico

Estando com os discípulos no monte das Oliveiras, Jesus ouviu deles a seguinte pergunta: “Que sinal haverá da Tua vinda e da consumação do século?” (Mateus 24:3). O Mestre, então, enumerou vários sinais indicadores do Seu retorno à Terra. Alguns dos sinais apresentados tiveram cumprimento inicialmente em Jerusalém, e serviram como “maquete” ilustrativa dos acontecimentos do fim. Outros sinais, porém, estão se cumprindo agora, em nossos dias. Quais são eles?

1. Que sinais seriam vistos no MUNDO SOCIAL antes da volta de Cristo? Mateus 24:6, 7, 10; 2 Timóteo 3:1-4

Mateus 24:6 E, certamente, ouvireis falar de guerras e rumores de guerras; vede, não vos assusteis, porque é necessário assim acontecer, mas ainda não é o fim.  
Mateus 24:7 Porquanto se levantará nação contra nação, reino contra reino, e haverá fomes e terremotos em vários lugares;  
Mateus 24:10 Nesse tempo, muitos hão de se escandalizar, trair e odiar uns aos outros;

"Saiba disto: nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis.Os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios,sem amor pela família, irreconciliáveis, caluniadores, sem domínio próprio, cruéis, inimigos do bem,traidores, precipitados, soberbos, mais amantes dos prazeres do que amigos de Deus," 2 Timóteo 3:1-4

2. Que três grandes sinais no MUNDO NATURAL indicam a proximidade da volta de Jesus? Mateus 24:7, 29
1) Terremotos,
2) escurecimento do Sol e da Lua (19/05/1780),
3) queda de estrelas (13/11/1833). Os sinais que matam pessoas indicam que Satanás está agindo na natureza.

Mateus 24:7 Porquanto se levantará nação contra nação, reino contra reino, e haverá fomes e terremotos em vários lugares; 
Mateus 24:29 Logo em seguida à tribulação daqueles dias, o sol escurecerá, a lua não dará a sua claridade, as estrelas cairão do firmamento, e os poderes dos céus serão abalados
 
3. Que sinais seriam vistos no MUNDO RELIGIOSO antes da volta de Cristo? Mateus 24:4, 5, 11, 24

Mateus 24:4 E ele lhes respondeu: Vede que ninguém vos engane.    
Mateus 24:5 Porque virão muitos em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo, e enganarão a muitos.    
Mateus 24:11 levantar-se-ão muitos falsos profetas e enganarão a muitos.
Mateus 24:24 porque surgirão falsos cristos e falsos profetas operando grandes sinais e prodígios para enganar, se possível, os próprios eleitos.
 
O engano será baseado em sinais e milagres. A iniqüidade será multiplicada (Mateus 24:11; 1 João 3:4). 

Mateus 24:11 levantar-se-ão muitos falsos profetas e enganarão a muitos.

1 João 3:4 Todo aquele que pratica o pecado também transgride a lei, porque o pecado é a transgressão da lei.

4. Qual é a motivação dos falsos profetas, ao pregarem a Bíblia? 2 Pedro 2:1-3 

"No passado surgiram falsos profetas no meio do povo, como também surgirão entre vocês falsos mestres. Estes introduzirão secretamente heresias destruidoras, chegando a negar o Soberano que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição.Muitos seguirão os caminhos vergonhosos desses homens e, por causa deles, será difamado o caminho da verdade.Em sua cobiça, tais mestres os explorarão com histórias que inventaram. Há muito tempo a sua condenação paira sobre eles, e a sua destruição não tarda." 2 Pedro 2:1-3

5. O que atrai pessoas a esses falsos líderes? Mateus 7:21-23

"Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade." Mateus 7:21-23

6. Além desses, que importante sinal foi mencionado por Cristo? Mateus 24:14 

"E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim." Mateus 24:14
 
7. Paulo fala de “outro evangelho” que está sendo pregado (Gálatas 1:6). O que fazer para não ser enganado? 1 João 4:1

"Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo." 1 João 4:1
 
8. Por que Deus manda provar o ensino dos profetas? Mateus 7:15; 2 Pedro 3:16

Mateus 7:15 Acautelai-vos dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarçados em ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores. 

2 Pedro 3:16 ao falar acerca destes assuntos, como, de fato, costuma fazer em todas as suas epístolas, nas quais há certas coisas difíceis de entender, que os ignorantes e instáveis deturpam, como também deturpam as demais Escrituras, para a própria destruição deles.

9. Como saber se uma doutrina é verdadeira? João 7:17; Isaías 28:10 

João 7:17 Se alguém quiser fazer a vontade dele, conhecerá a respeito da doutrina, se ela é de Deus ou se eu falo por mim mesmo.

Isaías 28:10 Porque é preceito sobre preceito, preceito e mais preceito; regra sobre regra, regra e mais regra; um pouco aqui, um pouco ali.
 
10. Se os sinais estão se cumprindo, por que Jesus ainda não voltou? 2 Pedro 3:9

2 Pedro 3:9 Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento.
 
11. Que atitudes devemos ter no tempo do fim? Lucas 21:28, 34; Mateus 6:33

Lucas 21:28 Ora, ao começarem estas coisas a suceder, exultai e erguei a vossa cabeça; porque a vossa redenção se aproxima.  
Lucas 21:34 Acautelai-vos por vós mesmos, para que nunca vos suceda que o vosso coração fique sobrecarregado com as conseqüências da orgia, da embriaguez e das preocupações deste mundo, e para que aquele dia não venha sobre vós repentinamente, como um laço. 
Mateus 6:33 buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livros de Ellen White em PDF - Download

Colossenses 2:13-14 - Explicação