O Evangelho "Adventista"

Os adventistas do sétimo dia proclamam um novo evangelho baseado em Apocalipse 14:6? Seria esse um evangelho diferente daquele pregado pelos apóstolos?

"Não entendemos que o "evangelho eterno" de Apocalipse 14:6 seja um novo e diferente daquele que o Senhor, os apóstolos e a igreja primitiva pregaram, e que deve ser novamente acentuado em dimensões mundiais, nestes últimos dias. São as mesmas inalteradas e imutáveis boas-novas que Deus comunicou ao homem desde que o pecado entrou no mundo, embora discernido com vários graus de clareza e ênfase em épocas diversas." (Questões Sobre Doutrina, pág 418)

Qual é o centro da mensagem adventista? Os adventistas proclamam uma mensagem legalista? A salvação é adquirida em troca de algo?

"...O centro da mensagem adventista é Cristo e Ele crucificado.
    Podemos dizer com toda a sinceridade que os adventistas sustentam ser o cristianismo não apenas um assentimento intelectual a um corpo de doutrinas, não importa quão verdadeiras ou ortodoxas possam ser. Cremos que cristianismo é uma experiência real com Cristo. Cristianismo é um relacionamento com uma Pessoa - nosso bendito Senhor e Salvador Jesus Cristo. É possível conhecer milhares de coisas acerca de Cristo e, contudo, não O conhecer. Essa situação, naturalmente, deixa o professo cristão tão distante de Deus como está o pecador perdido.
     Como adventistas, cremos claramente em doutrina. Sustentamos um corpo unificado de verdades bíblicas. Contudo, o que salva é unicamente a  graça, por meio da fé no Cristo vivo. E, de igual modo, o que justifica é Sua graça gratuita e bendita. Cremos, de modo idêntico, em obras, e na plena obediência à vontade e aos mandamentos de Deus. Contudo, as obras nas quais cremos, e que procuramos realizar, são o resultado, o fruto da salvação, e nunca um meio de salvação, no todo ou em parte. E a obediência que prestamos é a reação amorável de uma vida salva pela graça. A salvação jamais é adquirida em troca de algo; é um dom de Deus através de Jesus Cristo. Por outro lado, conquanto sincero o esforço feito, as obras frustam a graça de Deus (Gl 2:21)." (Questões Sobre Doutrina, pág 106)

Para Ellen White, qual deveria ser o centro da mensagem adventista?

      "Nunca se deve pregar um sermão sem apresentar como a base do evangelho a Cristo, e Ele crucificado. Os pastores alcançariam mais corações, se salientassem mais a piedade prática". (Obreiros Evangélicos, p. 158, 159)
      "O sacrifício de Cristo como expiação pelo pecado é a grande verdade em torno da qual se agrupam as outras. A fim de ser devidamente compreendida e apreciada, toda verdade da palavra de Deus, de Gênesis à Apocalipse, precisa ser estudada à luz que dimana da cruz do Calvário". (Obreiros Evangélicos, p. 315)
      "A mensagem do evangelho de Sua graça devia ser dada à igreja em linhas claras e distintas, para que não mais o mundo dissesse que os adventistas do sétimo dia falam na lei, na lei, mas não ensinam a Cristo nem nEle crêem". (Testemunhos Para Ministros, p. 92)  

Ouça abaixo um sermão em áudio, com o tema O Evangelho "adventista" publicado originalmente aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livros de Ellen White em PDF - Download

Colossenses 2:13-14 - Explicação